Incentivo ao compromisso de deixar de fumar é tema de webinar do INCA

Evento alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco também traz lista com mais 100 de motivos para deixar de fumar, elaborada pela OMS

Publicado dia 06/07/2021
Incentivo ao compromisso de deixar de fumar é tema de webinar do INCA

O INCA e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) vai promover webinar (seminário virtual) no próximo dia 31, quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, data oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem na frase “Comprometa-se a parar de fumar” o tema deste ano.

A OMS também listou mais de 100 razões para deixar de fumar. Trata-se de uma maneira de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a largarem o tabaco. As ações motivacionais continuam sendo extremamente importantes: de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (2019), entre os adultos, a prevalência de usuários atuais de produtos de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional, foi de 12,8% (20,4 milhões de pessoas). Segundo a situação do domicílio, a parcela de usuários foi maior na área rural (14,3%) que na urbana (12,6%). Entre as grandes regiões, a prevalência variou de 10,7%, na Região Norte, a 14,7%, na Região Sul.

Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco no Brasil, potencializando ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio à adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens.

O webinar "Comprometa-se a parar de fumar" será transmitido ao vivo pela TV INCA, no dia 31 de maio, a partir das 14h. O debate “Abordagem mínima ao fumante: uma estratégia ao alcance de todos”, que faz parte do evento virtual, também será transmitido pela página no Facebook da rádio BandNewsFM e mediado pela jornalista Luanna Bernnades.