Aos assistidos são oferecidos os seguintes serviços: serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia, assessoria jurídica, odontologia, alfabetização, dança, yoga, oficinas de artesanato, albergue diurno com café da manhã, almoço e lanche, além da concessão de benefícios diversos (medicamentos, suplementos, cesta básica, material médico hospitalar, etc). Todos os recursos são oferecidos em uma perspectiva multiprofissional, integrada e humanizada.

SERVIÇO SOCIAL:

A Onco e Vida tem como porta de entrada, o serviço social. A atuação do setor contribui para que o paciente tenha acesso à garantia dos direitos sociais e do exercício da cidadania. Dentro de uma equipe multiprofissional torna-se importante a presença do assistente social interpretando os aspectos sociais, econômicos, familiares, culturais, ambientais, entre tantos outros que permeiam a realidade do usuário atendido. Dessa forma, o profissional de serviço social possibilita aos demais membros da equipe, a compreensão das situações inerentes a cada paciente, favorecendo o olhar holístico, não percebendo o paciente apenas pelo aspecto biológico.

FISIOTERAPIA:

A fisioterapia oncológica atua na manutenção da qualidade de vida do paciente com câncer. Tem como objetivo preservar, restaurar e desenvolver a integridade de órgãos e sistema do paciente, como também prevenir e amenizar distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Atuamos no pré e no pós-operatório, assim como durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Nossa principal meta é mostrar ao paciente a necessidade de retomar suas atividades de vida diária e oferecer condições para isso; reabilitando, condicionando e adaptando o paciente a sua nova condição.

    

NUTRIÇÃO:

O objetivo do atendimento da nutrição consiste em orientar adequadamente a dieta de pacientes oncológicos, melhorar o seu estado nutricional, buscar estratégias nutricionais para minimizar o baixo consumo de alimentos, prevenir a desnutrição/caquexia, fortalecer o sistema imunológico, minimizar complicações durante a quimioterapia, prevenir complicações pós-operatórias, melhorar o processo de cicatrização e diminuir taxas da morbidade e mortalidade.

PSICOLOGIA:

O serviço de psicologia aplicado aos pacientes oncológicos e seus familiares visa desenvolver recursos emocionais para lidar com os vários desafios propostos pelo processo de adoecimento, bem como o tratamento do câncer. É sabido que o diagnóstico do câncer costuma trazer para o paciente e seus familiares um impacto emocional que pode se propagar para além do final do tratamento. Portanto, é importante que o paciente consiga enfrentar esses desconfortos, desenvolvendo estratégias de enfrentamento adequadas para cada uma das etapas do tratamento.

SERVIÇO JURÍDICO

O serviço visa garantir que o usuário tenha seus direitos efetivados.  Os atendimentos referem-se a pedido de recebimento do amparo social – LOAS, auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, medicamentos e exames de alto custo, assessoria jurídica em processos em andamento e por fim consultorias em geral na área jurídica.

ALFABETIZAÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos é considerada mais do que um direito para os cidadãos brasileiros, ela é a chave que abrirá as portas para o pleno exercício da cidadania. Alfabetizar jovens e adultos, hoje, não é apenas ensiná-los a ler e escrever seu próprio nome. Temos como objetivo transmitir e ampliar novos conhecimentos através de atividades variadas, jogos, brincadeiras e datas comemorativas, contribuindo para o tratamento dos pacientes, através de práticas pedagógicas, em conjunto com toda a equipe.

OFICINA DE ARTESANATO

São desenvolvidas atividades que possibilitam a aprendizagem de técnicas de artesanato e o desenvolvimento da criatividade e de habilidades específicas, visando à promoção do desenvolvimento humano, econômico e social dos participantes. As oficinas de artesanato também promovem a inclusão social, a maior integração entre os usuários, a diminuição da ociosidade, stress e ansiedade causados pelo tratamento. É bem visível a melhora da auto estima dos usuários que frequentam estas atividades, devido a descoberta da capacidade que eles mesmos não tem conhecimento que possuem.

YOGA

A yoga que em suas várias definições preconiza a busca interna pelo bem estar físico, emocional e espiritual do indivíduo, pode, e muito, interferir positivamente na vida do paciente. Juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, a yoga induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamentos e percepção interior.

DANÇA

A dança é uma atividade que proporciona inúmeros benefícios físicos para a promoção da saúde e qualidade de vida, além de resgatar a auto estima, o equilíbrio emocional e estimular as relações sociais.

ALBERGUE DIURNO

O albergue é oferecido àqueles usuários que passam o dia na Instituição, devido a necessidade de alguns sair um pouco da rotina de casa, em razão de problemas enfrentados no contexto familiar, ou até mesmo pela falta de uma alimentação adequada, além da necessidade de frequentar as atividades do grupo nos dois turnos. São oferecidas, diariamente, 03 (três) refeições: café da manhã, almoço e lanche.

ODONTOLOGIA

Os cuidados odontológicos objetivam melhorar a saúde bucal dos pacientes, evitando a perda de dentes em decorrência do tratamento antineoplásico, bem como permite que o paciente enfrente este tratamento com o mínimo de dores, desconfortos, além da redução de riscos de infecção oral e sistêmica. O atendimento odontológico é realizado quinzenalmente, na Clínica Dental Care.

Artesanato

Nutrição

Fisioterapia

Alfabetização

Artesanato 2

Nutrição 2

Fisioterapia 2